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Atualmente, muitos contatos são feitos por e-mail (correio eletrônico). Ele assumiu a função da carta. Assim como essa, é usado tanto na comunicação informal (a amigos, parentes, etc.) quanto na comunicação formal (em relações comerciais, empresariais, etc.).

Ao escrever e-mails profissionais:

  • Não se esqueça de inserir vocativo e saudação (Bom dia, Boa tarde, Atenciosamente, Obrigado...);
  • Seja claro, breve e objetivo;
  • Evite erros gramaticais;
  • Evite mandar mensagens grandes;
  • Ao responder um e-mail, apague as linhas da mensagem recebida (às vezes, é necessário deixá-las);
  • Não use emoticon ou smile;
  • Evite escrever a mensagem inteira em caixa alta (letras maiúsculas). Letras maiúsculas indicam que você está gritando, ou enfatizando algum termo ou expressão;
  • Evite o excesso de abreviaturas. Você pode não ser compreendido ou ainda ser mal interpretado;
  • Especifique sempre o assunto da mensagem no campo Assunto. Em vez de escrever "Reunião de hoje" no título, opte por "Reunião sobre a estratégia de marca" - desta forma, fica mais fácil para o destinatário classificar o e-mail;
  • Evite escrever no campo Assunto títulos do tipo: "Urgente!", "Cuidado!". Essas mensagens podem ser confundidas com spams (mensagens indesejadas ou não solicitadas). Seja objetivo, mas não alarmante. Prefira títulos como: "Planilhas de março", "Relatório de vendas ";
  • Assinaturas em e-mails são interessantes desde que não sejam muito longas.
Autora: Cintia Barreto

 


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