Atualmente, muitos contatos são feitos por e-mail (correio eletrônico). Ele assumiu a função da carta. Assim como essa, é usado tanto na comunicação informal (a amigos, parentes, etc.) quanto na comunicação formal (em relações comerciais, empresariais, etc.).
Ao escrever e-mails profissionais:
- Não se esqueça de inserir vocativo e saudação (Bom dia, Boa tarde, Atenciosamente, Obrigado...);
- Seja claro, breve e objetivo;
- Evite erros gramaticais;
- Evite mandar mensagens grandes;
- Ao responder um e-mail, apague as linhas da mensagem recebida (às vezes, é necessário deixá-las);
- Não use emoticon ou smile;
- Evite escrever a mensagem inteira em caixa alta (letras maiúsculas). Letras maiúsculas indicam que você está gritando, ou enfatizando algum termo ou expressão;
- Evite o excesso de abreviaturas. Você pode não ser compreendido ou ainda ser mal interpretado;
- Especifique sempre o assunto da mensagem no campo Assunto. Em vez de escrever "Reunião de hoje" no título, opte por "Reunião sobre a estratégia de marca" - desta forma, fica mais fácil para o destinatário classificar o e-mail;
- Evite escrever no campo Assunto títulos do tipo: "Urgente!", "Cuidado!". Essas mensagens podem ser confundidas com spams (mensagens indesejadas ou não solicitadas). Seja objetivo, mas não alarmante. Prefira títulos como: "Planilhas de março", "Relatório de vendas ";
- Assinaturas em e-mails são interessantes desde que não sejam muito longas.
Autora: Cintia Barreto |